a Destaques a

BR-101 terá 32 novos radares operando a partir de fevereiro de 2014

A fiscalização com lombadas eletrônicas na BR-101 deve iniciar efetivamente em fevereiro de 2014. Até agora, oito aparelhos já foram instalados na rodovia principal. Outros 24, que serão colocados nas marginais, aguardam aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por esse motivo não há cronograma estipulado para o serviço. Durante a instalação os usuários não precisam se preocupar com inconvenientes porque a Autopista Litoral Sul, administradora do trecho, garante que não haverá bloqueio do trânsito durante o trabalho.
Conforme a concessionária, os equipamentos precisam passar por vistoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da ANTT. O procedimento demanda tempo, mas a expectativa é que tudo esteja finalizado até fevereiro. O funcionamento dos radares depende da instalação de todos os aparelhos.
Os radares serão fixos, ostensivos e com display externo para fácil visualização do usuário. Todos têm o objetivo de fotografar e informar a velocidade do veículo. A definição dos pontos de fiscalização foi feita há pelo menos dois anos em estudo elaborado em parceria com a ANTT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Autopista explica que a escolha dos locais não depende apenas do número de acidentes, mas de uma combinação de fatores.
Foi levado em conta também a velocidade praticada pelos motoristas em comparação com a velocidade da via, se o local é uma área urbanizada e se é próximo a acessos, por exemplo.
O estudo realizado para definir os pontos, no entanto, não contempla a avaliação de congestionamentos próximos aos radares. A Autopista garante que o estudo foi feito conforme as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para a PRF, que ajudou a determinar os locais de redução de velocidade, não haverá problemas no trânsito maiores do que os que já existem nos pontos estipulados.

DIÁRIO CATARINENSE


banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site