a Bombinhas em Foco ( 23/06/2017 ) a

As cores do fundo do mar de Bombinhas

As descobertas e sentimentos do mergulho no fundo do mar fazem parte da programação de verãoEm terra firme, o azul do mar contrasta com os tons do céu. O limite do que se vê é a superfície do mar. O coração começa a acelerar com a ansiedade de, em breve, enxergar o fundo de tudo aquilo. Ao colocar máscara, roupa de mergulho, nadadeiras, regulador e cilindro de ar, a sensação de haver algum limite começa a ser quebrada. O som da respiração pela boca durante a adaptação na água ainda causa algum estranhamento. Mas logo passa. Qualquer sentimento de medo é totalmente substituído pelo relaxamento quando o que se vê são tartarugas e as cores dos peixes que nadam ao lado. Talvez, esta fosse a sensação das cerca de 30 pessoas que mergulharam na Praia da Sepultura, numa manhã de quinta-feira nublada, em Bombinhas.

O perfil dos mergulhadores é variado, mas algumas características são as mesmas. O presidente da Associação das Escolas e Operadoras de Mergulho do Estado de Santa Catarina (Aeomesc), Julio Cesar da Silva, 61 anos, aponta que a maioria das pessoas busca o mergulho por lazer, porque adora a natureza e gosta de fotografar:

– O mergulho proporciona fazer novas amizades, conhecer lugares, ver a natureza como ela realmente é e aproveitar os minutos de silêncio no fundo do mar. A sensação é de liberdade.

O casal Juliano Monteiro, 30, vendedor, e Patrícia de Fátima Lucas, 27, cirurgiã dentista, de Curitiba (PR), teve a sensação de mergulhar pela segunda vez. A primeira foi em Cancun.

– Gostamos de esportes radicais. No começo, dá nervosismo e medo. Mas depois acostuma, inclusive respirar pela boca. Vale a pena e vamos voltar – enfatiza o casal.

Mergulhador há 30 anos e instrutor há 15, Julio Cesar já conheceu o fundo do mar em vários lugares, entre eles Caribe e Colômbia, e garante que a Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, é referência internacional de mergulho.




Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA (Blumenau – SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site