a Bombinhas em Foco ( 16/11/2018 ) a

Costa Esmeralda promove 1ª Semana Internacional de Gastronomia

Sempre lembrada quando o assunto é veraneio, a Costa Esmeralda, corredor turístico formado pelas praias de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, no litoral norte-catarinense, nos próximos meses será referência também quando se falar de culinária. De 25 de julho a 2 de agosto, a arte de comer bem será celebrada na 1ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O evento é uma realização do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau (CECVB), com o apoio conveniado das prefeituras dos três municípios, e parceria da Santa Catarina Turismo (Santur), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Para dar corpo ao festival, que pretende se fixar no calendário turístico do Estado e ficar entre os mais importantes eventos do segmento gastronômico, a organização da festa elaborou um "cardápio" farto e variado de atrações. "Nosso objetivo é chamar a atenção para nossa região, promovendo um evento que irá agradar aos profissionais da culinária pelo nível de nossos convidados, e também a quem desejar nos visitar, tendo a certeza de que haverá muito que ver e saborear", assegura Marcelo Schünke, presidente do CECVB.

Para o primeiro grupo, dos entendidos e estudantes de gastronomia, a programação oferece palestras e aulas técnicas de alto nível. Foram convidados profissionais de renome nacional, os quais estarão reunidos para ensinar um pouco do muito que sabem sobre gastronomia. A carioca Flávia Quaresma, dona do Carême Bistrô, no Rio, o paulistano Edu Guedes, também apresentador do Hoje em Dia, da TV Record, e o francês Laurent Suaudeau, todos chefs de categoria, farão aulas demonstrativas imperdíveis para quem é do ramo.

O jornalista e conhecedor de vinhos Renato Machado, a jornalista e consultora de moda Glória Kalil e a comandante da cozinha experimental da revista Cláudia, Bettina Orrico, brindam o público com palestras especiais, enquanto que outros profissionais de gabarito, como o chef alemão e professor de culinária Heiko Grabolle e o proprietário do Restaurante Boulevard (PR), Celso Freire comandam dois dos 25 workshops que serão oferecidos, além de mais sete oficinas, três cursos de enogastronomia e concursos de gastronomia para iniciantes e experts.

Para quem vir a passeio, o exercício da gula será mais que estimulado. Os melhores restaurantes da região foram convidados a participar da Rota Gastronômica, uma espécie de mapa da mina culinário. Mais de vinte estabelecimentos vão preparar pratos especiais, que irão compor o "menu" do evento. Como essa informação será impressa no programa da festa, quem estiver na Costa Esmeralda durante a Semana terá conhecimento do que estará sendo servido - inclusive o preço de cada refeição - e poderá circular pela Rota saboreando o melhor da culinária regional.

A Semana de Gastronomia terá ainda um caráter lúdico, com apresentações culturais e a elaboração de uma enorme paella (lê-se paeja), prato de origem espanhola à base de arroz e frutos-do-mar. O "panelaço" irá fechar o evento, dia 2/08, em Porto Belo. As inscrições para as palestras, workshops e aulas demonstrativas da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda já estão abertas. As vagas são limitadas e estão disponíveis com preços especiais para associados do CECVB e para quem adquirir um passaporte para todas as atividades. As inscrições podem ser feitas através do telefone (47) 3369-8904, ou no site: www.semanadegastronomia.com.br.




Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site