a Bombinhas em Foco ( 23/05/2017 ) a

Memórias sobre a menina marinheira

Heloisa Schürmann lança livro em que conta a história da filha adotiva, Katherine
Depois de narrar as viagens da família de navegadores catarinenses em três livros, Heloisa Schürmann lança “Pequeno Segredo – as Lições de Kat Para a Família Schürmann”, em que conta a história da filha adotiva, Katherine. O livro, que teve lançamento nacional no último dia 16 de outubro, em São Paulo, será lançado no final de novembro em Santa Catarina, terra natal da família.

Nascida na Nova Zelândia e adotada por Heloísa e o marido, Vilfredo, quando tinha três anos de idade, Kat morreu em 2006, vítima de complicações do vírus HIV, aos 13 anos.

No texto, Heloisa relata o encontro com uma menina iluminada, cheia de vida, que encantou a toda a família – quando Kat foi adotada, o casal Schürmann já tinha três filhos, Pierre, David e Wilhelm. O livro, que também traz fotografias da infância de Kat, conta a história da caçula da família e de como ela chegou até o casal de brasileiros.

Na década de 1990, os Schurmänn ficaram conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo em um veleiro e, posteriormente, tornaram-se os únicos do país a repetir o feito. Na primeira viagem, iniciada em 1984, o casal e os três filhos passaram cerca de 10 anos no mar. Depois que foi adotada, Kat também passou a fazer parte das expedições.

Após a morte da filha, os Schürmann deram o nome de Kat à entidade filantrópica que mantêm para a proteção do ambiente marinho. O Instituto Kat Schürmann fica no município de Bombinhas, no litoral Norte de Santa Catarina e é voltado, principalmente, para visitas de escolares.


--------------------------------------------------------------------------------


"Se esta rua, se esta rua fosse minha... Vilfredo e eu, de mãos dadas, seguíamos nossa filha, linda em seu vestido de cetim branco e rosa. Com quase 14 anos, ela usava seu primeiro par de sapatos com saltinho. Eu mandava, eu mandava ladrilhar... David e Pierre, meus filhos, caminhavam ao meu lado, e um dos dois, não me lembro qual deles, apertou minha mão. Senti falta de Wilhelm, tão longe, no Texas, participando de um campeonato. Lembrei-me de minha mãe, que dizia que nas datas importantes a família nunca está toda no mesmo lugar. Sempre falta um.

Entramos no teatro, lotado. Reconheci muitos amigos na plateia. Sentamos nos lugares reservados para nós, na primeira fila. Minha filha foi para a coxia do teatro".

Heloísa Schürmann

Trecho do livro “Pequeno Segredo – Lições de Kat para a Família Schürmann“



--------------------------------------------------------------------------------


Saiba mais

O quê: lançamento de “Pequeno Segredo – Lições de Kat para a Família Schürmann”.

Quando: 27 de novembro, às 19h30.

Onde: Livraria Catarinense do Beiramar Shopping, em Florianópolis




Fonte: A NOTÍCIA (Joinville – SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site