a Bombinhas em Foco ( 23/05/2017 ) a

Itapema e Bombinhas convocam munícipes para o Dia do Desafio 2012

A população de Itapema está convocada para entrar mais uma vez no ritmo do Dia do Desafio. A edição 2012 do evento acontece em 30 de Maio em mais de 2.000 cidades de todo o planeta, divididas em uma competição entre duas ou três do mesmo porte. Itapema participa pela segunda vez da competição, que tem como prêmio mais qualidade de vida para os participantes, e a cidade sorteada como adversária é Santa Catalina La Tinta, da Guatemala.

O Dia do Desafio acontece desde 2000 no Brasil e é coordenado pelo Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC), com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas. A coordenação local é da Prefeitura de Itapema, através da ação integrada das Secretarias Municipais e demais entidades do município.

A comissão que organiza o evento em Itapema decidiu aproveitar a oportunidade para fazer uma campanha antitabagismo. Além das atividades físicas propostas, os participantes do Dia do Desafio receberão orientação sobre prevenção e atenção ao tabagismo. A campanha é realizada todo o ano pela Prefeitura de Itapema, geralmente no dia 31 de maio. As ações pretendem envolver toda a comunidade, desde usuários do Sistema Único de Saúde até crianças e jovens das escolas municipais.

COMO PARTICIPAR

A primeira forma de participa do Dia do Desafio é para quem já pratica alguma forma de exercício físico todos os dias ou irá praticar sozinho em casa (mas o ideal é que estes tentem formar pequenos grupos). Basta então entrar em contato pelo telefone (47) 3268-8010 ou e-mail diadodesafio@itapema.sc.gov.br e informar nome completo e o horário da atividade naquele dia.

Para quem não pratica atividades físicas regularmente, a opção é comparecer a um dos pontos determinados, onde haverá profissionais habilitados para orientações. Haverá concentração de atividades físicas no Mirante do Encanto, na Orla na Academia Popular do Bairro Meia Praia e atividades especiais do programa Itapema Mais Ativa nos locais regulares.

Todas as escolas municipais, estaduais e particulares também oferecerão atividades físicas para alunos, pais e professores a partir das 7h30. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde terão programação direcionada para o Desafio. As atividades físicas podem ser variadas, o importante é se movimentar por 15 minutos e devem ser registradas.

DIA DO DESAFIO 2011

Itapema conseguiu mobilizar mais pessoas do que a cidade desafiante San Sebastián de Huehuetenango durante o Dia do Desafio 2011. Foram registrados oficialmente 16.411 participantes, o que totalizou 35,8% da população de 45.814 habitantes da cidade. Para o Coordenador Regional do Dia do Desafio, Bruno de Assis Jacoby, levando em consideração que uma cidade com população extremamente ativa, em que a adesão nas atividades físicas regulares é de 15% segundo OMS, os resultados alcançados por Itapema foram muito expressivos e um passo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas.

O Dia do Desafio 2011 movimentou itapemenses nos centros sociais, prédios públicos, academias, comércio local, orla da praia e, inclusive, na Prefeitura. Todas as Escolas Municipais também promoveram atividades envolvendo pais e alunos antes ou depois do horário escolar.

A HISTÓRIA DO DIA DO DESAFIO

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
BOMBINHAS

Na última quarta-feira (16), aconteceu em Lages, no Centro de Eventos da Pousada Rural do SESC, o lançamento estadual do Dia do Desafio 2012, com a participação de 156 municípios catarinenses que aderiram ao projeto mundial de incentivo à prática da atividade física.

No evento, foi apresentado o relatório de confrontos entre as cidades participantes do projeto. Bombinhas que concorre na categoria 2 de 10.000 a 19.999 habitantes, irá disputar com a cidade de Santo Antônio das Missões - RS, que possui 11.208 habitantes.

Na quinta-feira (17), coordenadores do projeto e professores da Rede Municipal e Estadual de ensino de Bombinhas, se reuniram no Auditório da Prefeitura, com o objetivo de elaborar um plano estratégico de ações, para o evento que se realizará no próximo dia 30 de maio.




Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site