a Bombinhas em Foco ( 16/11/2018 ) a

Samu agiliza atendimentos em Bombinhas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais organizadas macro regionalmente. Bombinhas conta com esse serviço desde janeiro deste ano.

A comunidade deve chamar o Samu, através do telefone 192 (ligação gratuita), cuja ambulância vem de Itapema, com profissionais da saúde. O serviço prestado pelo Samu é pouco usado pela comunidade, mas é um serviço disponível para todos e deve ser usado em caso de urgência e emergência.

Segundo o secretário de Saúde, Armândio Estevão da Silva Filho, o serviço prestado pelo município faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado. "O Samu é capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou paciente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar da região", acrescentou Silva.

Além disto, efetua através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente. O Samu deve ser chamado em casos de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras graves, maus tratos, parto com risco de morte da mãe ou do feto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes/trauma com vítimas, afogamentos, choque elétrico e acidentes com produtos perigosos.




Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site