a Bombinhas em Foco ( 24/11/2017 ) a

Bombinhas é outra depois do verão

O fim da temporada de verão representa uma mudança profunda no dia a dia de Bombinhas. O balneário, que registrou uma população flutuante de mais de 130 mil pessoas entre dezembro e o feriado de Carnaval, volta aos 14,2 mil moradores. A cidade se transforma. Segundo levantamento do IBGE, em Bombinhas, 65% dos imóveis ficarão o resto do ano fechados. É o maior índice de desocupação na região. Para a administração pública, o desafio é tornar o município viável quando o verão chega ao fim.

Embora o calor faça com que alguns visitantes estendam a estadia até este mês – em especial argentinos – a cidade já sente a diferença no movimento. Em restaurantes e cafés, a maioria das mesas está vazia.

–Vamos abrir direto até a Páscoa. Depois, só nos finais de semana. Mesmo assim, até setembro é prejuízo na certa – diz Valdemar Steckert, dono de um café na Avenida Manoel José dos Santos, a principal via do Centro.

Além de reduzir os estoques, o quadro funcional cai 80% quando acaba temporada. De 10 funcionários, apenas dois passam a atender os clientes. O desemprego, porém, não atinge os moradores de Bombinhas. Grande parte dos trabalhadores temporários vem de outros municípios, dispostos a voltar para casa quando os turistas vão embora.

Mais da metade do comércio fechará até março

O comportamento se repete em boa parte do comércio na cidade. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, mais da metade das lojas e restaurantes fecharão neste mês. Algo previsto, já que o município concede muitos alvarás provisórios.

Para Francisco de Aguir Maciel, presidente da Associação Empresarial de Bombinhas (AEMB), o ideal seria que os empresários se fixassem na cidade. A associação reivindica um reajuste no alvará provisório, para estimular a permanência do comércio no município.

O alvará temporário é em média 40% mais caro que o definitivo, concedido anualmente por até R$ 780. Para a AEMB, o valor deveria ser triplicado para os provisórios.



Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA (Blumenau – SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site