a Bombinhas em Foco ( 18/11/2018 ) a

Pescadores pegam 15 toneladas de tainha numa paulada só

Depois do primeiro lance grande de tainha na tarde de terça-feira, os pescadores de Bombinhas lavaram a égua ontem. De uma vez só, os pescadores artesanais da praia de Quatro Ilhas cercaram um cardume de 7,5 mil tainhas, o que dá, mais ou menos, 15 toneladas do peixe que aparece no litoral da Santa & Bela nesses tempos de frio.

Desde o dia 15 de maio, o pessoal de Bombinhas acredita que já capturou cerca de 15 mil peixes. No lance de terça, foram mais ou menos 1,3 mil escamosas. De acordo com o pescador Ronildo de Melo, este ano tá ruim se comparado com os dois últimos. "Mas a previsão é boa, já que agora o tempo está começando a esfriar. Acredito que ainda vamos recuperar o prejuízo", comenta.

Os pescadores chegam à praia às 6h manhã e só retornam para casa após 12 horas de pesca. Em Bombinhas, os pontos são divididos e organizados pelos próprios trabalhadores. No bairro de Bombas são cinco pontos. Cada um reúne cerca de 20 pescadores que passam o dia conversando, reparando as redes ou de olho no mar, tentando avistar algum cardume de tainha. Já a divisão é feita da seguinte forma: metade para o dono da embarcação e dos equipamentos e a outra parte é dividida entre os pescadores do ponto.




Fonte: DIÁRIO DO LITORAL (Litoral Catarinense)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site