a Bombinhas em Foco ( 20/07/2017 ) a

Total de pontos impróprios para banho no Litoral de Santa Catarina sobe para 54

A mais recente pesquisa da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) mostra que 54 dos 195 pontos analisados estão impróprios para banho. O número mostra um aumento de sete locais em relação ao levantamento anterior. A lista cresceu com locais entre Florianópolis e o Litoral Norte do Estado. O levantamento semanal mostra as condições de banho no Litoral e avalia as condições do mar.

Com os números divulgados, o percentual de pontos próprios é de aproximadamente três para cada um ponto impróprio. Na Capital, 22 dos 65 pontos monitorados pelos técnicos da Fatma não são indicados para o banho.

Segundo o responsável técnico pelas análises laboratoriais feitas pela Fatma, Marlon Daniel da Silva, a variação entre o relatório atual e o anterior foi de sete pontos a mais no Estado e dois na Capital, na condição de impróprio ao banho.

Balneário Camboriú está com dois pontos impróprios ao banho na praia central, e que, de acordo com Marlon, sofrem a influência do canal de um hotel ao Norte. Outro ponto impróprio em Balneário Camboriú fica na Lagoa de Taquaras.

Os demais pontos monitorados foram classificados como próprios ao banho. Em Bombinhas, dos oito pontos monitorados apenas dois encontram-se impróprios para o banho.

Em Florianópolis, a Lagoa da Conceição apresenta cinco dos nove pontos monitorados na condição de impróprio, aumentando em dois pontos em relação à semana passada. Já nas praias do Norte da Ilha, Canasvieiras está com um ponto impróprio e Jurerê com nenhum dos pontos impróprios.

Em Ponta das Canas, Sambaqui, Santo Antônio, Cacupé, Forte e Daniela, os pontos coletados no mar estão todos próprios ao banho, com exceção do ponto 67 (Lagoa de Ponta das Canas) que deve ser considerado sempre impróprio.

Na praia da Solidão, no Sul da ilha, o ponto 65 também está classificado como impróprio. Nos Ingleses, está impróprio o ponto 27, em frente ao Rio Capivari.

Segundo ele, dos 11 pontos amostrados em Governador Celso Ramos, quatro estão impróprios ao banho, muito provavelmente por ingresso de águas contaminadas por valas, rios e tubulões.

Em Içara, todos os pontos amostrados estão próprios ao banho, bem como as praias de Garopaba, Imbituba, Itajaí, Itapoá, Jaguaruna e Passo de Torres.

— É comum na alta temporada, pelo afluxo no uso dos balneários, o aumento da impropriedade, ainda mais somados outras variantes tais como falta de saneamento básico, fisiografia do local e fatores atmosféricos, explica o técnico.

O estudo elaborado pelos técnicos da Fatma avalia as condições da água para o banho de mar em 195 pontos monitorados ao longo dos 500 quilômetros do litoral catarinense



Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA (Blumenau – SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site