a Bombinhas em Foco ( 20/07/2017 ) a

Ciranda Junina Cultural foi um sucesso

No último sábado (16), a Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura, realizou no Galpão dos Pescadores, em Zimbros, a 1ª Ciranda Junina Cultural. Mais de 350 pessoas foram conferir as apresentações dos alunos participantes do Projeto Oficina Culturais e demais apresentações.

No primeiro momento, os alunos de teclado e acordeão, orientados pelo professor Edson, se apresentaram misturando e aproximando diferentes estilos e gêneros musicais, e em seguida foram realizadas as apresentações dos alunos de teatro, coordenados pela professora Ana Lúcia, que revelaram os talentos existentes na região. Os alunos da oficina de dança da professora Margarida, envolveram a todos com a Ciranda Indiana e por fim, a Roda de Capoeira, com os professores Erivaldo e Marcos Pinheiro.

A segunda parte do evento contou com a apresentação da Cia. Ópera na Mala, com seu "Baú de Histórias", com os atores Cristiane Miguel e Sérgio Serrano e os bonecos, cheios de vida e fantasia. Por fim, aconteceu o tão esperado lançamento do DVD da Revista Tu Visse?! Em Movimento - A Palavra se Desloca II. A Revista, que este ano ganhou seu segunda versão em formato audiovisual, encantou a comunidade com o roteiro que resgatou as rezas, culinárias, simbologias em torno da pesca da tainha, dos engenhos de farinha, dos costumes locais, as memórias das pessoas idosas em relação à história da colonização, às práticas da comunidade, à religiosidade.

Para Maria Cristina Mello, Presidente da Fundação de Cultura, o sucesso do evento foi muito além de uma socialização de saberes da comunidade. "Provocamos uma overdose de encantamento, principalmente porque a comunidade pode assistir a sua própria história, tendo a certeza de ser o protagonista dela, e o registro que fica agora para a posteridade. Para quem não viu, basta esperar até o ano que vem quando faremos a 2ª Ciranda Junina Cultural", completa.

Os interessados em participar das oficinas deverão entrar em contato com a Fundação Municipal de Cultura. Ainda há vagas para algumas modalidades e há também lista de espera para as aulas que não possuem mais vagas. As oficinas são gratuitas e são destinadas à crianças a partir dos 8 anos de idade, e também a jovens e adultos.





Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site