a Bombinhas em Foco ( 23/05/2017 ) a

Bombinhas participa do Seminário de Cineclubismo

A Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura, Cineclube Pescadores em Rede e Secretaria de Educação, participou do Seminário Estadual de Cineclubismo, Cinema e Educação, que fez parte da programação da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorreu na última terça-feira (5), no Hotel Majestic em Florianópolis.

O seminário propôs discutir o uso do audiovisual como recurso pedagógico, o ensino do cinema como instrumento de expressão do aluno e da comunidade, a preparação dos professores, o cineclube como instituição de auto-formação do público e como elemento de integração entre a escola e a comunidade.

Na mesa de abertura estiveram presentes o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, a Superintendente adjunta da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Maria da Silva Pereira, o Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, Luiz Alberto Cassol, o representante do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fabiano Teixeira, e a Diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins. Logo após a abertura oficial deu-se início as explanações de experiências sobre Cinema e Educação em Escolas e Universidades do Estado de Santa Catarina. Na parte da tarde, a mesa redonda, contou com a participação dos educadores Felipe Macedo, Monica Fantin, Adriana Fresquet e Gilka Girardello.

Segundo dados do site oficial da Mostra, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), um dos co-organizadores do seminário, propõe uma concepção democrática para as salas de cinema nas escolas, com um programa de formação de cineclubistas em narrativa cinematográfica e relações com educação e proposição de parcerias com os ministérios de Educação e Cultura e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

A Diretora da Fundação Municipal de Cultura e Vice Presidente da Federação Catarinense de Cineclubes, Patrícia Vilma Pinheiro da Silva, comenta sobre a importância da participação do Cineclube nas escolas: "Estamos desenvolvendo um trabalho desafiador utilizando o Cineclube com as crianças da rede pública municipal e estadual. Sabemos que é complicado conciliar o cumprimento de um currículo exigido pelo MEC com outras atividades que extrapolam os limites de tempo e espaço, mas essas intervenções são extremamente necessárias. A ideia do Seminário é discutir a possibilidade de um Cineclube em cada escola e para que isso aconteça, a Educação precisa estar totalmente envolvida e sensibilizada, afinal esse é um trabalho de parceria, impossível sem o apoio dos professores, alunos, pais, enfim toda a comunidade, o objetivo do Cineclube não é só exibir filmes ou ilustrar conteúdos curriculares, é transcender, ou seja, discutir a linguagem audiovisual nas suas múltiplas facetas", conclui.



Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site