a Bombinhas em Foco ( 26/09/2017 ) a

Univali vai auxiliar nas buscas a submarino alemão naufragado na Segunda Guerra

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmou acordo nesta terça-feira para auxiliar o Instituto Kat Shurmann na busca pelo submarino alemão U-513, naufragado na costa catarinense durante a Segunda Guerra Mundial. Pesquisas feitas pela família Schurmann indicaram que a embarcação está numa área a 84 quilômetros da Ilha do Arvoredo, em Bombinhas, a cerca de 100 metros de profundidade.

O U-513 é um dos 11 submarinos alemães que afundaram em águas brasileiras durante a guerra. Até agora, nenhum deles foi encontrado.

As buscas são comandadas pelo velejador Vilfredo Shurmann, que pesquisou, através de seu instituto, arquivos históricos norte-americanos e alemães que pudessem indicar a localização do submarino. Shurmann também entrevistou o único sobrevivente do navio americano que abateu o U-513. Ele conseguiu uma licença da Marinha, válida por dois anos, para explorar o oceano atrás de restos da embarcação.

A equipe da Univali deverá unir-se na caçada ao U-513 a partir de 4 de julho, quando haverá treinamentos e contextualização das atividades para alunos e professores que se interessarem em integrar o grupo. Se as condições meteorológicas forem favoráveis, a primeira saída para o mar deve acontecer entre 9 e 16 de julho.




Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA (Blumenau – SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site