a Bombinhas em Foco ( 22/11/2017 ) a

Bombinhas, cidade de belos sorrisos

A Secretaria de Saúde de Bombinhas, através da Equipe de Saúde Bucal, iniciou as atividades práticas educativas preventivas do Programa "Sorria Bombinhas". Estas ações acontecem em todas as instituições de ensino do município, coordenados pelos respectivos cirurgiões dentistas de sua área de responsabilidade, tendo a coordenação geral realizada pelo Dr. Carlos Eduardo de Oliveira Soares.

O 'Sorria Bombinhas" realiza atividades educativas preventivas e restauradoras em todos os ciclos de vida da população bombinense, desde os bebês aos pacientes idosos. Em relação aos estudantes, o Programa tem como objetivo principal semear nas crianças o hábito correto de higiene bucal.

A Equipe de Saúde Bucal é composta por sete Cirurgiões Dentistas e cinco Auxiliares em Consultório Dentário, além das Agentes Comunitárias de Saúde onde. Cada núcleo está inserido com a sua Equipe Saúde da Família, fazendo parte do grupo de multiprofissionais que desenvolvem ações integralizadas.

As atividades de capacitação do setor educacional, de pais e responsáveis iniciaram-se há cerca de três semanas nos bairros José Amândio e Bombas, nas instituições de ensino Pequeno Príncipe, Maria Rita Flor, Eduardo Mafra e Cantinho da Felicidade I e II, sob a responsabilidade dos Drs. Carlos Takayuki Yamanaka e Márcia Elisa Elesbão da Cruz.

As atividades preventivas de escovações pós-merenda e bochechos semanais com flúor nas escolas começaram a ser desenvolvidas na EBM Pequeno Príncipe com a participação do Cirurgião Dentista Dr. Carlos, juntamente com os professores e monitores, previamente sensibilizados e capacitados. Ele afirma que um trabalho desta natureza, "não se obtém grandes resultados num breve espaço de tempo, mas é um processo de médio e longo percurso de mudanças para bons hábitos de higiene oral".

"Todo este processo de mudança de hábitos do Programa Sorria Bombinhas! só será possível, se todos os envolvidos direta e indiretamente derem a sua contribuição. Juntos, vamos abraçar esta causa, para que num futuro bem próximo, possamos colher uma sociedade bombinense repleta de sorrisos saudáveis", completou o dentista.

Os colaboradores do programa, que não estão medindo esforços em prol da saúde bucal das crianças, são: Prefeitura Municipal de Bombinhas, Coodenador de Saúde Bucal, Dr. Carlos Eduardo de Oliveira Soares, dentistas, instituições de ensinos municipais e estaduais (diretoras, coordenadoras, professores, monitoras e demais colaboradores), auxiliares em consultório dentário, agentes comunitários de saúde, pais ou responsáveis.





Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site