a Bombinhas em Foco ( 30/05/2017 ) a

Primeira turma do PROEJA se forma e cria associação

Alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA criam uma Associação de Panificadores da região da Costa Esmeralda (Itapema, Bombinhas e Porto Belo), batizada de Associação Vale dos Pães. Após a formatura da primeira turma do Programa, dia 2 de dezembro, a Associação já começa a funcionar, vendendo bolachas natalinas.

"O sonho está virando realidade. A Associação já tem um pequeno caixa para aquisição de um forno e demais utensílios para a manipulação dos alimentos. Também conta com um espaço cedido provisoriamente oferecido pela da Comissão Pastoral Comunitária do Bairro Morretes", explica coordenadora da Universidade Aberta, Maria Bernadete Segalla.

O PROEJA é um convênio entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) com o Governo Municipal, para possibilitar qualificação profissional e estudo básico para pessoas de 17 a 60 anos. A necessidade desse Projeto foi constatada após pesquisa realizada pela Secretaria de Educação, através da Universidade Aberta (UAP), onde se verificou que a maioria das panificadoras locais não possuía profissionais devidamente qualificados e que esses funcionários não possuíam ensino fundamental.

Durante dois anos, os alunos do PROEJA tiveram três aulas semanais didáticas na Escola Bento Elói Garcia e uma aula técnicas em panificação no IFSC em Florianópolis. No dia da formatura, realizada na sede do Fetiesc, os alunos receberão dois certificados, um pela profissionalização em panificação, e outra pela conclusão de 5ª a 8ª série.


Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site