a Bombinhas em Foco ( 17/12/2017 ) a

Parlaamfri forma nova frente parlamentar

Ilhota, SC - Em assembleia ordinária realizada na noite desta quarta-feira (20) na Câmara de Vereadores, os vereadores afiliados ao Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) aprovaram a formação da Frente Parlamentar Intermunicipal do Meio Ambiente que irá tratar e assuntos voltados à conservação e a preservação ambiental.

A criação da Frente Parlamentar do Meio Ambiente surgiu através de proposição do vereador Dão Koeddermann (Balneário Camboriú) que, em sua explanação, evidenciou a preocupação de toda sociedade, em especial dos parlamentares, com a preservação ambiental. “Temos que ter atenção redobrada na análise dos projetos que o meio ambiente, pois a responsabilidade pelos resultados será nossa não apenas no período em que estivermos nos cargos, mas sim nas próximas décadas. Precisamos tomar decisões de acordo com a maioria, Devemos ser justos, sem nos importarmos se seremos bons ou maus”.

A formação da Frente, aprovada de forma unânime pelos vereadores presentes e representantes dos 11 municípios da Amfri, poderá contar com o apoio de um escritório ambiental da Univali. “Teremos estudiosos embasados nas questões que afetam questões ambientais em toda região. Os projetos ali analisados terão um parecer que nos guiará na tomada de decisões”, acrescentou o parlamentar.

Dão citou que o grupo de vereadores poderá resolver temas como o tratamento do lixo urbano que acumula, atualmente, mais de 18 mil toneladas por mês na região e que afeta os orçamentos das prefeituras, sendo que o dinheiro gasto para que o lixo seja levado dos municípios aos aterros sanitários poderia ser aplicado em obras para a comunidade. “Lixo é dinheiro e a formação de um consórcio trará muitos benefícios para toda a municipalidade. Por exemplo, a proposta de instalação de uma usina de desintegração de resíduos que iria gerar energia elétrica e não produziria resíduos tóxicos”.

SEGURANÇA - O vereador Sérgio de Mello (Penha) manifestou-se na assembleia pedindo a análise dos demais membros da mesa diretora do Parlaamfri da proposta de repasse de policiais militares que participarão da Operação Veraneio para ajudar no efetivo nos municípios que não estão beneficiados pela operação. “Seria uma forma de nos solidarizarmos com as cidades que têm um efetivo muito aquém de suas necessidades”. O pedido foi também endossado pelo vereador Luiz Peixe (Ilhota) que alegou que sua cidade é rota de passagem de muitos veranistas para o litoral.

A vereadora Susi Belini (Itajaí) elogiou o ritmo dos trabalhos de construção do complexo penitenciário do Canhanduba em visita realizada na quarta-feira e abriu oportunidade para que o consultor de projetos do Feconseg, Giovane Pasa, alertasse os vereadores sobre a necessidade de urgência na formulação de propostas dos municípios para inclusão no Programa Antidrogas de Combate ao Crack. O prazo se encerra em menos de 14 dias.

PEQUENO ANJO - O vereador Marcos Perrone (Bombinhas) enalteceu a apresentação que a diretoria do Hospital Universitário Pequeno Anjo fez na câmara de sua cidade mostrando os números que levaram a instituição de saúde a buscar recursos nos demais municípios da Amfri para manter seu atendimento regionalizado.

RECUPERAÇÃO - O presidente do Parlaamfri, Aquiles da Costa (Penha), passa bem após o acidente de carro sofrido no início da noite desta quarta-feira na BR 101. Aquiles confirmou que estará presente na inauguração da sede da entidade nesta sexta-feira (dia 22), a partir das 19 horas.

INAUGURAÇÃO - O Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) inaugura sua sede nesta sexta-feira (dia 22), às 19 horas, na Rua Paulo Kleis Júnior, 135, bairro São Vicente, em Itajaí. O evento contará com vereadores das 11 câmaras associadas, além de outras autoridades políticas, lideranças empresariais e comunitárias.



Fonte: noticiaja.com

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site