a Bombinhas em Foco ( 26/09/2017 ) a

Vereador Perrone propõe caminhada contra o Câncer de Mama

O líder da bancada do Partido Progressista na Câmara de Vereadores, Marcos Chagas Perrone, fez na reunião da última segunda-feira, dia 18, indicação no Legislativo propondo a realização, ainda no mês de outubro, de uma caminhada de consciência e luta contra o câncer de mama, doença que ainda mata milhares de mulheres, de todas as idades, em todo o País. A reboque de uma campanha internacional realizada sempre no mês de outubro, cujo lema neste ano é "Sem investimento, o câncer de mama não tem tratamento", Perrone pretende uma mobilização de mulheres bombinenses e até dos municípios vizinhos, de Porto Belo e Itapema, em torno do tema.

"Se no País coloriram o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, de rosa, assim como já foi colorida em nível mundial a Torre de Pisa, na Itália, O Arco do Triunfo, em Paris e até a Casa Branca nos Estados Unidos, podemos colorir algum símbolo de nosso município, vestir a comunidade com uma camiseta alusiva à data, e caminhar, com um percurso previamente definido, em defesa dessa campanha, como uma mobilização jamais vista em nossa cidade", afirma Perrone, conclamando desde já, além das mulheres, todos os segmentos da sociedade de Bombinhas para tal mobilização.

No Brasil, a campanha é coordenada pela Femama (Federação Brasileira de Institutições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). A presidente da Femama, Maira Caleffi, destaca que, quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são de 95%. Uma pesquisa realizada em 2005, porém, mostrou que 45,3% dos casos de câncer de mama no país só são descobertos quando o tumor já está em estágio avançado. Esse fato é agravado pela demora entre o diagnóstico e o início do tratamento na rede pública. Quando a mulher é tratada no serviço particular, geralmente em 15 dias já foi submetida à cirurgia. No SUS, até chegar à mesa do cirurgião são no mínimo seis meses, diz.





Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site