a Bombinhas em Foco ( 20/07/2017 ) a

Direito de Bombinhas

Todos os municípios de Santa Catarina e a quase totalidade dos brasileiros têm pelo menos dois acessos ou duas saídas e entradas nos seus territórios, ligando-os ao vizinho ou vizinhos e outras regiões. E isto é uma questão de qualidade de vida, de garantia da cidadania.
Discutir a segunda opção de acesso a Bombinhas como vital apenas para a alta temporada de verão, é limitar a necessidade de uma comunidade a um determinado período do ano. E isto não é verdade, não é justo, não é correto. Os que pensam assim acabam submetendo a população de Bombinhas e todos os demais cidadãos, que mesmo não morando no município têm imóveis, fazem negócios, passeiam todo o ano, à simples conotação de que vivemos em torno das belas praias ou das belezas naturais. Bombinhas e suas comunidades têm vida cotidiana o ano inteiro. E precisam ir e vir o ano inteiro.
Ficamos fadados ao capricho de alguns que pensam que só há gente e movimento entre dezembro e março. No resto do ano fecham-se tudo, cerram-se portas, cessam-se empregos. Paramos. Nada disso. Privarmos de um acesso alternativo seguro corresponde a uma ameaça à qualidade de vida, que inclui questão de vida ou morte, já que interrompido o único acesso à BR-101 ou ao município de Porto Belo, estaremos privados de alcançar atendimento emergencial nos hospitais da região, chegar ao Fórum da Comarca, escolas. Se eventualmente for um visitante, corre o risco de perder viagens, comprometer compromissos.
Recentemente, chamamos a atenção, em reunião na Câmara de Vereadores de Porto Belo que um acidente automobilístico, problema mecânico num veículo de grande porte ou rompimento de tubulações comprometeria nossa ligação. E aconteceu dias depois. Filas enormes em plena baixa temporada.
Não há justificativas que garantam os argumentos de que a população de Bombinhas deva permanecer sob risco do isolamento o ano inteiro. É uma questão de qualidade de vida, cidadania e de direito.
MÁRIO PERA|Presidente da Associação Empresarial de Bombinhas



Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA (Blumenau – SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site