a Bombinhas em Foco ( 14/12/2017 ) a

Índice de Desenvolvimento Educacional supera metas

A Educação em Bombinhas superou as metas projetadas pelo Ministério de Educação (MEC), para o ano letivo de 2009 e os resultados apontam a elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas escolas do município. Os destaques da 4ª Série/5° ano ficaram para a Escola Básica Municipal Dilma Mafra, que de 5,4 em 2007 passou para 6,6 no ano de 2009; Manoel José da Silva, que em 2007 tinha 4,7 e em 2009 ficou com 5,9 e Escola Básica Edith Willecke, que de 4,8 em 2007 passou para 6,2 no ano passado.

Os conceitos também foram bons nas 8ª série/9° ano nas escolas Dilma Mafra, que manteve em 2009 os 4,8 de 2007 e na Edith Willecke, que passou de 4,8 para 5,3.

Segundo a secretária municipal de Educação de Bombinhas, Simone Ione Melo Mercedes, o Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2007 e indica dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Por meio desses conceitos é possível mensurar a qualidade da escola e de cada rede de ensino. O crescimento do Ideb se dá quando o aluno aprende, não reprova e frequenta a sala de aula.

Para calcular a média, o MEC/INEP se utiliza dos dados obtidos no Censo Escolar relativos ao índice de aprovação dos alunos no ano letivo e a média de desempenho nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, elaboradas pelo Inep. Em nível municipal aplicam-se as avaliações da Prova Brasil na 4ª série/5º ano e 8ª/9º ano.

Esse índice é medido de dois em dois anos e, com base no alcance das metas municipais e estaduais o país tem por objetivo alcançar a nota 6 em 2021 (duas escolas de Bombinhas já atingiram esta meta em 2009), conforme consta do Plano de Desenvolvimento da Educação. Esta média corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a de países desenvolvidos.

Os resultados alcançados abrem e ampliam possibilidades de novas ações e políticas públicas que venham ao encontro da melhoria da qualidade na educação.

Simone Ione de Melo Mercedes parabeniza e agradece o esmero dos educadores, participantes das equipes de cada escola e da Secretaria de Educação, ao tempo em que acredita na continuidade e aprimoramento desse trabalho educacional em prol dos alunos que frequentam as escolas do município de Bombinhas.

Apresentamos abaixo, quadro com os resultados e metas do Ideb, mensurados no decorrer do ano passado, extraídos do site do MEC e divulgados no decorrer desta semana.





Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site