a Bombinhas em Foco ( 20/07/2017 ) a

Prefeitos da Costa Esmeralda discutem reabertura do Hospital Santo Antônio

Os prefeitos Sabino Bussanello (Itapema), Albert Stadler (Porto Belo) e Manoel Marcílio dos Santos (Bombinhas) se reuniram na última sexta-feira (16), em Itapema, para discutir o fechamento do Hospital Santo Antônio. O hospital, que há tempos tinha dificuldades relacionadas à gestão e manutenção financeira, não teve seu contrato com a Prefeitura renovado, em virtude de decisão do diretor da entidade anunciada em 31 de março.
"O prefeito Sabino Bussanello tem feito esforços para tentar viabilizar a reabertura do hospital, e um dos pontos fundamentais é com relação ao financiamento. Até o momento, apenas o Governo de Itapema e o Governo Federal eram responsáveis por 97% do seu financiamento", explicou o secretário municipal de Saúde, Roberto Carlos Ruiz.
Desta forma, uma primeira medida foi apresentar aos prefeitos que compõem a Costa Esmeralda, quais seriam as possibilidades que podem viabilizar uma parceria efetiva com Itapema, no sentido de melhorar o aporte financeiro àquela instituição de saúde. A reunião transcorreu em um clima muito positivo, sendo que os prefeitos entendem que devem buscar uma alternativa adequada e de qualidade aos seus munícipes, dando o devido suporte às pessoas quando necessitarem de atenção hospitalar.
Após a reunião, os prefeitos visitaram as dependências do hospital para iniciar uma avaliação sobre as atuais condições do prédio. "Será preciso reformar a unidade antes da reabertura, dentro dos padrões mínimos de qualidade exigidos pela Vigilância Sanitária", acrescentou Ruiz.
Neste primeiro encontro, os prefeitos de Porto Belo e Bombinhas manifestaram que é necessário priorizar este tema nos próximos meses, com vistas a que seja encaminhada uma solução adequada para a atenção hospitalar na microrregião. Outra proposta foi a constituição de uma Comissão Técnica composta pelos secretários de Saúde de Itapema (Roberto Ruiz), Porto Belo (Antonio Balestero) e Bombinhas (Celso Delagiustinna), que já acordaram a data de 30 de abril para buscarem avaliação técnica sobre o melhor encaminhamento da questão.
Até o dia 30, as equipes técnicas das secretarias de saúde buscarão trazer o maior número possível de dados referentes às necessidades hospitalares da região. Além dos prefeitos e secretários de Saúde, participaram também da reunião a vice-prefeita de Itapema, Maria Luci da Silva, e os vereadores Alcionei Tridapalli e Nilza Nilda Simas Ribeiro.




Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site