a Bombinhas em Foco ( 16/11/2018 ) a

Baleias francas visitam praia de Bombinhas

Duas baleias francas foram avistadas nas águas da praia de Quatro Ilhas, no balneário de Bombinhas, litoral norte de Santa Catarina, na manhã do último sábado. De acordo com o morador Fabrício Jachowicz, os animais nadavam tranquilos e bem próximos da areia por volta das 9h30. "Parecia ser uma fêmea com um filhote", conta.

Segundo a bióloga Karina Groch, coordenadora do Projeto Baleia Franca, que faz o monitoramento dos animais no litoral sul do País, a instituição recebeu diversos relatos de que as baleias visitaram as encostas de Bombinhas.

Vindas de regiões próximas a Antártica, as baleias francas costumam frequentar a costa sul do Brasil entre os meses de julho e novembro para o nascimento de seus filhotes e o acasalamento. Segundo Karina, o pico da temporada reprodutiva está se aproximando. "O mês de setembro é quando há a maior concentração desses animais em águas brasileiras", diz.

Durante a temporada no Brasil as fêmeas não se alimentam. "Elas sobrevivem apenas com a gordura que foi acumulada pela alimentação na Antártica", explica. Groch conta que os filhotes permanecem com as mães até o primeiro ano de vida.

De acordo com a bióloga, em média, 100 baleias chegam à costa nesse período. "No primeiro sobrevoo que fizemos no mês de julho conseguimos avistar 61 animais, um recorde", conta. Para ela, é um bom sinal, pois mostra o aumento populacional da espécie. "É um número positivo", afirma.

O projeto mantém bases para monitorar os animais desde a praia de Torres, ao norte do Rio Grande do Sul, até Garopaba, em Santa Catarina. No entanto, nos últimos anos o número de baleias vistas mais ao sul e também ao norte aumentou. Segundo informações do projeto, a baleia franca é a segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção no planeta.




Fonte: Portal Terra

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site