a Bombinhas em Foco ( 18/11/2018 ) a

Reunião debate saúde da Costa Esmeralda

Na manhã de ontem (21), o prefeito municipal de Itapema, Sabino Bussanello, convocou uma reunião entre os gestores de saúde e vereadores dos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, com o objetivo de encontrar mecanismos que possam melhorar significativamente a gestão da saúde nos três municípios. Em função da proximidade das três cidades, o prefeito reforçou a importância do diálogo sobre os serviços, já que muitas questões são similares nos três locais, principalmente referentes ao Hospital Amigos da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Roberto Ruiz, foi realizada a renovação do contrato com o hospital por 120 dias, para que nesse período seja feito novo projeto. "A articulação dos três municípios, que são usuários do hospital, é fundamental na troca de informações. É imprescindível verificar qual a maneira exata de repactuar, pois o município não tem gerência sobre hospital", afirma o secretário de saúde.

Para a secretária de saúde de Bombinhas, Maria Alice Pavan, a iniciativa é excelente. "Apesar de atender a cidade, o número de cirurgias é pequeno, em função das deficiências do hospital. Algumas das cirurgias de pacientes de Bombinhas são realizadas em Navegantes, por falta de estrutura", afirma.

Já o secretário de saúde de Porto Belo, Antônio Ballestero, disse que "o fortalecimento dos hospitais periféricos constitui uma ação fundamental para a desobstrução dos centros de maior recepção, como é o caso do Hospital Santa Inês e Marieta Konder Bornhausen". E completou: "Precisamos de uma unidade hospitalar que dê suporte aos três municípios da Costa Esmeralda".

O vereador de Bombinhas, Silvio Sasaki, disse que a Secretaria Estadual da Saúde tem a proposta da criação de um hospital regional, e questionou se existe em Itapema outro local para instalação desse novo centro, a não ser a atual área do Hospital Amigos da Saúde. "Hoje temos condições de ter um hospital regional, e é preciso pensar nisso. Luiz Alves tem hospital municipal, básico, mas é limpo e tem aparelhos de qualidade, mesmo que não de última geração. O hospital busca recursos através do Governo Federal para sua manutenção. Não tem muitos lucros, mas é resolutivo - e é isso que precisamos", afirma o vereador.

Participaram da reunião, o prefeito Sabino Bussanello, juntamente com a vice prefeita Maria Luci da Silva; os vereadores Luiz Carlos Vieira, Vânio César Vieira, Alcionei Tridapalli, Beloni de Fátima da Silva, Nilza Simas e Rodrigo Costa (Itapema), Sílvio Sasaki, Maria Júlia Emílio e Maria de Fátima Espinosa da Silva (Bombinhas); os secretários Roberto Carlos Ruiz, Maria Alice Pavan (Bombinhas), e Antônio Ballestero Garcia Junior (Porto Belo); e os servidores das secretarias de saúde e dos gabinetes de parlamentares.

ENCAMINHAMENTOS

Os encaminhamentos tomados durante a reunião foram:

Compreender, de forma ampla, as dinâmicas da saúde, políticas que serão implementadas e os equipamentos necessários para instrumentalizar e profissionalizar o atendimento à Costa Esmeralda;

Formar uma comissão dos representantes dos municípios para efetuar levantamento dos equipamentos atualmente disponíveis na região, para avaliar a viabilidade de atendimento da demanda. Se não, verificar o motivo da precariedade;

Buscar bons equipamentos, que deem conta da demanda regional, aliada à gestão adequada e transparência pública.



Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site