a Bombinhas em Foco ( 16/11/2018 ) a

À espera das tainhas

Um grupo de pescadores da Praia da Barra da Lagoa, no Leste da Ilha de Santa Catarina, na Capital, capturou 720 quilos de tainha no início da manhã de ontem e mais cerca de mil peixes à tarde.
A pesca marca o início da temporada de captura da espécie no Estado, que foi aberta na última sexta-feira, quando terminou o período de defeso. A previsão de um inverno típico, com temperaturas baixas, aumenta a expectativa dos pescadores para a safra deste ano.
Em 2008, quando foi registrada a pior safra dos últimos anos, foram capturadas 780 toneladas do pescado, três vezes menos do que no ano anterior.
Diferentemente das temporadas anteriores, o começo do período de captura foi adiado do já tradicional 1º de maio para a segunda quinzena deste mês, conforme portaria dos órgãos reguladores.
Durante a safra, a prática do arrastão estará proibida em todas as praias licenciadas apenas para a pesca artesanal.
Já os pescadores artesanais dos municípios de Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas, no Litoral Centro-Norte, amanheceram em alerta, ontem, à espera dos primeiros lances de tainha.
Na Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, um lance pequeno, de 170 peixes, foi arrastado, domingo. Enquanto os cardumes não chegam à região, os trabalhadores esperam em grupo, do nascer do sol até escurecer, a chegada da fartura.



Fonte:

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site