a Bombinhas em Foco ( 18/11/2018 ) a

Hélio Ideriha é homenageado na 1ª Maratona Aquática de Bombinhas

O Dr. Hélio Ideriha já foi homenageado várias vezes em competições que levaram seu nome em piscinas do Paraná e Santa Catarina e agora é a vez de Bombinhas prestar sua homenagem a esse grande atleta, com a realização da 1ª Maratona Aquática de Bombinhas, no sábado, 2, prova de 3000 metros, com largada na praia da Sepultura, às 9h, com chegada na praia de Bombas, às 10h30.
Em seu consultório ele é o Dr. Hélio, cirurgião-dentista, nascido em Londrina/PR, e residindo há cinco anos em Bombinhas. Mas é nas piscinas e mares que surge o exemplo de atleta, com suas incansáveis braçadas e pernadas, sempre buscando superar seus próprios limites. E lá se vão mais de 50 anos, quando, pela 1ª vez, foi apresentado a uma piscina.
Aos nove anos já dava suas primeiras braçadas nas piscinas e, aos 11, fazia parte da seleção paranaense. Foi imbatível no estilo peito dos 16 aos 23 anos, batendo inúmeros recordes e, ao longo de sua vida esportiva, o estilo peito vem lhe proporcionando muitas conquistas, tais como o de campeão brasileiro universitário.
Decidiu partir para novos desafios e em 1989, foi campeão brasileiro na categoria Master de Triathlon e no ano seguinte, obteve a 14ª colocação no Mundial de Triathlon, realizado em Orlando, EUA. Fora das piscinas também fez sucesso, participando de cinco maratonas. Em 2002 conseguiu o décimo melhor tempo do mundo nos 200m estilo peito, na categoria 55-59 anos e conquistou o Sul-americano, no Rio de Janeiro.
Nesse período em que mora em Bombinhas, vem arrebatando vitórias em todas as piscinas por onde passa, em todos os estilos e obtendo o melhor índice de Santa Catarina. Embora não seja especialista em provas de longa distância, participou de mais de 300 travessias, com uma fantástica regularidade, ficando sempre entre os três primeiros lugares em sua categoria. Em 2008, a Associação Brasileira Master de Natação lhe outorgou o título de segundo melhor nadador do Brasil na categoria 60-64 anos e em 2009, o Dr.Hélio fica entre os Top Ten do mundo (entre os dez melhores do mundo), nos 50m, estilo peito.



Fonte: DIÁRIO DO LITORAL (Litoral Catarinense)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site