a Bombinhas em Foco ( 18/11/2018 ) a

Hospital de Itapema sofre com falta de recursos

Na manhã desta quarta- feira, representantes da Associação Empresarial Itapema, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato Patronal do Comércio e Sinduscon estiveram reunidos com os representantes do Hospital Infas- Instituto Nacional Filantrópico Amigos da Saúde (antigo Hospital Santo Antonio), Secretário de Saúde Municipal e Vereadores. Na pauta do encontro estava à precária situação na unidade, responsável pelo atendimento de urgência e emergência no município.

Segundo as entidades que organizaram o encontro, a iniciativa da reunião surgiu após inúmeros casos de associados e população em geral que procuraram pelo atendimento no hospital e se depararam com inúmeros problemas no local.

Cerca de 40 lideranças participaram do encontro, realizado no Centro Empresarial. O presidente da Acita, Roderjan Diehl Volaco, abriu a reunião afirmando que as entidades estão unidades para auxiliar o Hospital. "É de conhecimento das entidades que o trabalho da equipe do hospital é louvável, nas os problemas no atendimento existem e nós queremos ajudar a resolver"- disse Roderjan.

O diretor do Infas, Dr. Eduardo Bittencourt Filho, relatou que no mês de março os gastos do Hospital somam 80 mil reais, destes 75 mil corresponde a gastos com a folha de pagamento. "Hoje o Hospital se mantêm do convênio firmado com a prefeitura, no valor de 46 mil reais, além do repasse do Sistema Único de Saúde, que é variável. No mês de fevereiro o SUS repassou 34 mil reais"- disse Bittencourt. Segundo o Diretor, o valor é insuficiente. Hoje, o Infas deve contas de energia elétrica, água, telefone e encargos trabalhistas dos funcionários. "Ontem a Celesc esteve no hospital para cortar a luz, mas nós impedimos. Amanhã, nós temos cinco cirurgias marcadas. No mês de março a secretaria de saúde teve que disponibilizar Soro Fisiológico porque não tinha mais na unidade "- relatou Bittencourt.

Diante dos problemas apontados pelos responsáveis do Infas, o Presidente da CDL de Itapema, João Batista Thamasia questionou o repasse do SUS e situação da saúde pública como obrigação do Estado. "Saúde é poder do Estado, mas a máquina não funciona. Os empresários querem ajudar a resolver o problema, mas precisamos encontrar um caminho"- disse Thamasia.
O Secretário de Saúde, Roberto Carlos Rinz, declarou que o Executivo tem ajudado dentro da legalidade. "O prefeito é conhecedor das necessidades do hospital e da comunidade. Nós estamos ajudando dentro do que é legal. O prefeito está em Brasília tentando recurso para o município, mas as cidades de Porto Belo e Bombinhas, que também utilizam a unidade precisam repassar verbas"- declarou o Secretário. Rinz disse ainda que um projeto está sendo elaborado para sanar as dificuldades do Hospital e afirmou que até o dia 20 de abril ele será apresentado à sociedade.

"Se for constatado a partir da prestação de contas do hospital que o valor do repasse da prefeitura é insuficiente a municipalidade não vai se furtar a rever os valores", disse o secretário afirmando que a prioridade do governo é a saúde.

A presidente da Câmara de Vereadores, Nilza Simas Riberio, questionou a forma do atendimento no hospital e pediu para que o Legislativo também passe a acompanhar a administração do Infas. "A câmara de Vereadores conta com uma Comissão de Saúde. Nós precisamos e queremos acompanhar o trabalho junto com a Ong"- declarou Nilza

Diretores e associados também participaram do debate, sugerindo ações e relatando situações de atendimento.

Diante do comprometimento da Administração Municipal em resolver o problema do Hospital até o dia 20 de abril e da participação do Legislativo na apuração da contas e da administração do Infas, a reunião foi dada por encerrada.

"O objetivo foi alcançado. Nós percebemos que todos querem ajudar e juntos vamos resolver este problema que afeta toda a comunidade. As entidades estão atentas e vamos juntos exigir que as ações sejam implantadas dentro do prazo prometido"- afirmou Vilmar Medeiros- Presidente do Sindicato Patronal do Comércio.



Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site