a Bombinhas em Foco ( 18/11/2018 ) a

Vigilância Sanitária intensifica ações de fiscalização na temporada

Após constatação de ligações clandestinas de efluentes na rede pluvial na Rua Seriguado, no Centro, a Prefeitura através do Departamento da Vigilância Sanitária de Bombinhas e CASAN, lacraram as tubulações que estavam recebendo o esgoto.

A diretora de Vigilância Sanitária, Tânia Mattos, salienta a importância da realização deste tipo de ação em caráter de emergência, mas explica que lacrar as saídas de drenagem pluvial onde há suspeita de lançamento de esgoto não resolve todo o problema. "O ideal é identificar as possíveis ligações clandestinas de esgoto sem a necessidade do interromper a rede. Quando não é possível, é preciso inicialmente verificar a área que esta tubulação atende e estudar o impacto que uma interrupção acarretaria. No caso em questão, parte da rede de drenagem já estava inativa, o que facilitou a tomada de decisões".

Na Rua Arquipélago de Abrolhos, no bairro Quatro Ilhas, foi encontrado e desativado um foco de lançamento de esgoto em um curso natural de escoamento pluvial, esta ação teve a parceria da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Os responsáveis foram notificados, e responderão a Processo Administrativo pela infração considerada grave.

A Vigilância Sanitária tem recebido um grande número de denúncias sobre o vazamento e lançamento de esgoto em vias públicas, drenagens pluviais e terrenos baldios e também é grande o número de reclamações sobre animais soltos em ruas e praias.

A colaboração de todos se faz necessária tanto na manutenção dos sistemas de tratamento de efluentes evitando o vazamento, quanto na conscientização sobre a posse responsável, mantendo seus animais dentro dos limites da propriedade, passeando com os mesmos devidamente seguros e nunca nas praias.

A Vigilância Sanitária além das vistorias para concessão de Alvará Sanitário para todos os estabelecimentos comerciais, de saúde e ensino, de Habite-se Sanitário para edificações, atende denuncias sobre saneamento, alimentos, animais, terrenos baldios. Todas as ações do Departamento de Vigilância tem como objetivo principal minimizar ou eliminar riscos à saúde de todos que moram e freqüentadores de Bombinhas.



Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site