a Bombinhas em Foco ( 16/11/2018 ) a

Porto Belo na rota dos transatlânticos

No dia 25 de dezembro, Porto Belo recebeu 5.870 turistas, na Praça dos Pescadores, no centro da cidade. Eles chegaram a bordo dos navios Costa Romântica e Costa Mediterrânea. Com a vinda destes dois transatlânticos, Porto Belo totaliza já oito escalas de navios na temporada 2008/2009. Na seqüência ainda estão previstas mais 33 escalas. Serão mais uma vez milhares de turistas estrangeiros trazendo divisas e apoio ao turismo catarinense. O receptivo é feito sempre pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. "Já temos um pessoal bem treinado e a recepção aos turistas é agradável e bem organizada", comenta o secretário de Turismo, Marcos Jaques.

Jaques destaca que as escalas de transatlânticos de luxo servem para movimentar em muito o comércio local. "Embora eles permaneçam por poucas horas, estes turistas de excelente poder aquisitivo contribuem em muito para o êxito do comércio de Porto Belo e de toda a nossa região. Os próprios taxistas são mais requisitados e realizam corridas grandes para outros atrativos turísticos vizinhos", lembra.

Convention Costa Esmeralda

Ilha de Porto Belo tem praia de areia clara, água cristalina e estrutura de serviço e lazer para passar o dia.

O Convention & Visitors Bureau Costa Esmeralda, que apoia a captação de eventos nos municípios de Porto Belo, Bombinhas e Itapema e luta para que o destino tenha sempre grande número de visitantes, também entende que o desembarque de navios de luxo em Porto Belo seja um fato relevante para o turismo regional. "É um trabalho conjunto que realizamos com as prefeituras e autoridades governamentais, fomentando também a vinda de turistas estrangeiros às nossas cidades", comenta Renata Simas, responsável pela direção administrativa do Costa Esmeralda. Ela recorda que "os conventions simbolizam os esforços da classe empresarial na busca do fortalecimento do turismo em suas regiões". Quanto ao público dos navios de luxo, Renata Simas também entende que este tipo de turista agrega muito a cada temporada. "Não só pelo poder aquisitivo dos passageiros mas pela sua presença em si, que motiva bastante o comércio, os artesão locais, a classe turística, restaurantes, lanchonetes e a vida da cidade", considera.

Aproveite o verão para conhecer a ilha

O trapiche de pescadores dá acesso aos turistas que chegam nos cruzeiros.

Os transatlânticos ancoram nas proximidades da Ilha de Porto Belo. A bordo de pequenos barcos, os turistas alcançam o trapiche dos pescadores e dali acessam a cidade de Porto Belo. Concessão que pertence à família Stodieck, a "ilha" é um dos maiores cartões de visita da Costa Esmeralda. Um passeio que deve constar dos roteiros de quem visita a região. Seja para visita, freqüentar restaurantes e bares molhados, observação ou simplesmente para curtir a esplêndida vista que a travessia oferece. Bom lembrar que os passeios são feitos por pescadores ou proprietários de escunas.

A grande preocupação é o turismo sustentável, sem impactos ou prejuízo à natureza.

Pequeno paraíso

Passeios pela ilha são feitos por pescadores ou proprietários de escunas - a preocupação é o turismo sustentável.

A Ilha de Porto Belo apresenta praia de areia clara e água cristalina, equipada com infraestrutura integrada ao meio ambiente. O local é propício à prática de esportes náuticos e de aventura e conta com restaurante, petiscaria, serviço de praia, ecomuseu, trilha ecológica e mirante. A Ilha de Porto Belo fica aberta somente de dezembro a março. Mais informações: www.ilhadeportobelo.com.br ou (47) 3369-4146.




Fonte: O Estado do Paraná (Curitiba-PR)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site