a Bombinhas em Foco ( 17/11/2018 ) a

Salva-vidas de volta às praias

Salva-vidas do litoral catarinense deram a largada neste fim de semana à pré-temporada da Operação Veraneio. Até 29 de novembro, o monitoramento no Litoral Norte será feito aos sábados e domingos, com efetivo de 80 a 94 salva-vidas civis e militares em 11 praias, que vão de Itapoá, no Extremo-norte, até Porto Belo, na Costa Esmeralda. Durante a semana, o número será menor.

Na alta temporada, de 30 de novembro até o fim de março, o acompanhamento dos balneários no Litoral Norte será diário e deverá mobilizar entre 450 e 500 salva-vidas. O número praticamente se iguala ao do ano passado. Para preparar novos salva-vidas civis, será oferecido um curso, que já está com as inscrições abertas.

O coordenador da Operação Veraneio no Litoral Norte, major Sérgio Murillo de Melo, do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, diz que este primeiro fim de semana foi uma espécie de preparação para a equipe. “O objetivo é estar com tudo organizado já a partir do próximo fim de semana, quando começa o horário de verão e o movimento nas praias tende a se intensificar”, explica.

Melo avisa que nem todos os postos de guarda-vidas estarão ativados até 29 de novembro e pede a quem se banhe que procure ficar perto dos locais onde o serviço já funciona. Durante a semana, ao menos até novembro, o contingente também é reduzido: serão só 32 homens para atender a 11 balneários, de segunda a sexta-feira.

Segundo o major, a situação mais crítica é em Balneário Barra do Sul. Há apenas um posto guarda-vidas ativado no município, mas em condições precárias. “Os outros foram destruídos por descuido, e é dever da Prefeitura reconstruí-los. Sem estrutura, a cidade corre o risco de ficar sem guarda-vidas”, avisa Melo.

O secretário de Turismo do município, Cláudio Rotermel, garante que os postos foram vistoriados e dois novos serão construídos até o início da temporada.

Operação Veraneio no litoral norte

Preparação

* 80 a 94 salva-vidas civis atuarão no Litoral Norte nos finais de semana até o dia 29 de novembro.

* De segunda a sexta-feira, o contingente é de 32 salva-vidas.

Alta Temporada

450 ou 500 salva-vidas são o número estimado para atender ao Litoral Norte neste verão.

Cidades Atendidas

Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Balneário Piçarras, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

Duração

30 de novembro de 2008 até o fim de março de 2009.

Serviço

O quê: curso de salva-vidas.

Inscrições: até 24 de outubro, em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar dos 11 balneários atendidos (onde não há quartel, os interessados devem procurar a Secretaria de Turismo do município).

Duração: cinco semanas.

Valor do curso e inscrição: gratuito.

Salário: cerca de R$ 1 mil por mês durante o contrato de trabalho.

Vagas: 50 (pode aumentar se houver necessidade).

Informações: (47) 3349-3541 (Corpo de Bombeiros de Itajaí).


Fonte: A NOTÍCIA (Joinville – SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site