a Bombinhas em Foco ( 16/11/2018 ) a

Bombinhas recebe a visita do ministro da pesca

No último dia 22, o ministro da pesca Altemir Gregolin esteve em visita ao município de Bombinhas, aproximadamente 100 pescadores participaram do encontro no galpão da Secretaria da Pesca em Zimbros.

O Ministro iniciou na cidade sua agenda de trabalho em Santa Catarina para informar as novas metas e projetos da SEAP, agora transformada em Ministério da Pesca e Aqüicultura. O novo Ministério, além de contar com uma dotação cinco vezes maior que a Secretaria Especial, está realizando concurso público para composição dos quadros técnico e administrativo. Entre os novos projetos estão os Centros Integrados de Processamento, onde cidades pólo receberão instalações como trapiches, câmaras frias, armazéns de comercialização, e outras melhorias para o pescador, como o posto de óleo diesel subsidiado.

A prioridade da visita a Bombinhas veio atendendo convite feito pela Associação dos Pescadores do Município. A Associação, única devidamente documentada e legalizada na região sul, deverá receber um tratamento especial do novo Ministério. Na visita o Ministro conheceu o trabalho dos associados no reparo de embarcações e a necessidade da dragagem do Rio de Zimbros. Outra solicitação dos pescadores foi de maior agilidade e rapidez na emissão das licenças da pesca do camarão. A questão da liberação da pesca dos peixes de passagem nas ilhas Galés, Deserta e Arvoredo foi outro ponto levantado na reunião.

Na condição de Ministro do Governo Federal se comprometeu a encaminhar o processo de reclassificação da Reserva do Arvoredo, contemplando também a atividade da pesca, colocando literalmente que "este processo tem que ter a participação do pescador, inclusive para ajudar a fiscalizar e preservar as ilhas. O pescador não pode ser tratado como bandido, nós queremos o pescador como parceiro", ressaltou o Gregolin.

O ministro recebeu da Secretaria da Pesca e Aqüicultura e da Associação dos Pescadores os pedidos de ajuda financeira para aquisição de um trator, equipamentos para uso na puxada, e de apoio ao Projeto da Festa do Pescador.



Fonte: JORNAL O ATLÂNTICO (Itapema - SC)

 

 

 

 

 

 

banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site