Associação dos Amigos da Praia do Mariscal

            Todas as realizações, pequenas ou grandes, da história da humanidade no fundo têm sempre seu início em um sonho. Todo sonho, é claro, vem de um sonhador, de um idealizador e, em última instância de um realizador. A história da Associação dos Amigos da Praia do Mariscal não é diferente. Ela provem de um ‘sonhador-realizador’ que se chama Fernando Humberto Delatorre. Homem que dedica sua vida de empresário há mais de trinta anos à Praia do Mariscal e conseqüentemente ao município de Bombinhas, Fernando Delatorre foi idealizador desta Associação, pois viu nela a possibilidade de juntar forças com outros cidadãos e cidadãs que, também como ele, sonham e lutam por dias melhores.
            O dia dez de fevereiro de 1990 marca o inicio da Associação Amigos da Praia do Mariscal. Naquele dia, no Restaurante Mariscal, na Praia de Mariscal, quando ainda Bombinhas era apenas um humilde distrito de Porto Belo, várias pessoas reuniram-se em torno de um único objetivo: constituir uma associação que viesse a ser uma representante da comunidade da Praia do Mariscal. Naquele ato foi eleita a primeira diretoria constituída dos seguintes membros: Marciano Bonifácio Cordeiro (Presidente); Antonio J. L. Stockler (1º Vice-Presidente); José Costa (2º Vice-Presidente); Hasso Mueller (1º Secretário); Márcio Peracio (2º Secretário); Fernando Delatorre (1º Tesoureiro); J. Maurício Girolamo (2º Tesoureiro). Para o conselho fiscal foram eleitos: William Taylor Parker, Edson de Cezar Felipe e Heinz Weise e, como suplentes: Nicanor Schroeder e Vevino Warmeling. A diretoria, conforme o estatuto da recém nascida Associação, deveria permanecer durante um biênio. Portanto, de lá para cá muitos já participaram desta diretoria e muitos foram seus presidentes. Aqui fizemos questão de destacar estes que fizeram parte deste ato histórico para esta Associação: o início de sua trajetória de lutas e conquistas. Muitas destas que ainda permanecem vivas na nossa sociedade bombinense, como o sonho do segundo acesso. Uma luta encabeçada por esta associação e que resultou em um amplo abaixo-assinado entregue as autoridades competentes.
            Como já frisado a Associação dos Amigos da Praia do Mariscal foi instituída quando ainda Bombinhas era Distrito de Porto Belo. Aproximadamente dois anos após, mais precisamente no dia 15 de março de 1992 Bombinhas realizava plebiscito para consultar a sua população sobre a emancipação do Distrito. O ‘sim’ foi vitorioso e, a Associação tem o orgulho de ter participado ativamente de campanha pró-emancipação. Promovendo inclusive uma ampla campanha nas ruas do então Distrito.
            Fato não menos marcante da história da Associação foi Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 10 de janeiro de 1998. Naquela oportunidade foi apresentada e aprovada a proposição de: "Prestar serviços de comunicação através de jornais e de radiodifusão". Ato este que culminou com o início dos trabalhos da Rádio Comunitária de Bombinhas – Mariscal FM no dia 15 de novembro de 2001, após longo e burocrático processo junto ao Ministério das Comunicações. É preciso aqui mais uma vez destacar o nome de Fernando Humberto Delatorre, que não mediu esforços para que o município tivesse o seu 1º meio de comunicação falado: uma emissora de rádio.
            A história da Associação dos Amigos da Praia do Mariscal é permeada de lutas por melhorias à comunidade do bairro Mariscal e de toda comunidade bombinense. Muitas conquistas e outras estão por vir. Abaixo relacionamos apenas algumas das bandeiras defendidas e, muitas já fincadas na história do município de Bombinhas:

  1. Gestões junto à Câmara de Vereadores de Bombinhas e realização da primeira sessão itinerante (fora da sede do legislativo) no dia 12 de abril de 2001 no bairro Mariscal
  2. Pavimentação da estrada Bombinhas (centro)/Mariscal; Construção de três mirantes na mesma estrada.
  3. Campanha para pavimentação do novo acesso à BR 101, que resultou em um abaixo assinado com 720 assinaturas, endereçado ao Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira e ao Vice-Governador Leonel Arcângelo Pavan.
  4. Construção da Escola Municipal no bairro Mariscal (CEI Sítio do Pica-Pau Amarelo)
  5. Construção de Posto de Salva-Vidas na Praia de Mariscal.
  6. Encaminhamento em 09 de outubro de 2006 de expediente à Justiça Eleitoral solicitando a criação e instalação de uma sessão eleitoral no CEI Sítio do Pica-Pau Amarelo, no bairro Mariscal. Fato já consolidado.
  7. Decretação de utilidade Pública da Associação dos Amigos da Praia de Mariscal através do Decreto Municipal nº. 830/2005 de 02 de agosto de 2005.
  8. Colocação de lixeiras na Praia de Mariscal
  9. Iluminação pública da Avenida Água Marinha (beira mar)
  10. Concessão pela Anatel para funcionamento da primeira emissora de radiodifusão do município de Bombinhas.
banner

Copyright © 2007 Todos os Direitos Reservados - Fazendo Site